quarta-feira, 11 de julho de 2012

Curvas do Destino - Cinema Noir

POSTAGEM ESPECIAL


Na Sétima Postagem Especial,  trago um  filme de um gênero, ou será estilo? 
Bem, é difícil defini-lo pois alguns até dizem que foi uma tendência de produção, um movimento...
O fato é que eu e 90% dos cinéfilos espalhados pelo mundo, adoram : 


Cinema Noir





Os Filmes "Noirs" foram historicamente filmados em preto-e-branco e eram caracterizados pelo alto contraste, com raízes na cinematografia característica do expressionismo alemão.
Pois, com a ascensão do nazismo, muitos diretores entre eles Fritz Lang se refugiaram nos EUA, levando na bagagem todo o conhecimento que tinha.


Fritz Lang, um dos mais famosos nomes da
escola do expressionismo alemão

"Curva do Destino" clássico noir de baixo orçamento, conta em flashback a história de Al Roberts (Tom Neal), um pianista de clubes noturnos de Nova York. Ao se mudar para Hollywood, ele cruza o país de leste a oeste de carro. Numa noite chuvosa, um homem, de quem Roberts se tornou amigo, morre. Com medo da polícia e de ser acusado de assassinato, ele assume a identidade do amigo. Mas essa decisão faz com que, a cada passo que dê, se afunde mais ainda na confusão. 


A direção ficou a cargo de Edgar G. Ulmer, diretor austríaco morto em 1972, que realizou mais de 100 filmes. Segundo críticos e historiadores, é considerado inovador devido a sua capacidade de ser extremamente criativo, mesmo fazendo filmes que não dispunham de recursos milionários. Curva do Destino, por exemplo, foi filmado em apenas seis dias. 

 
Mas isso não impediu que o filme entrasse na lista do National Film Registry da Biblioteca do Congresso Americano. Em 2004, a revista Time escolheu-o como um dos 100 melhores filmes americanos de todos os tempos
 fonte:www.2001video.com.br 


 A trama é original e intrigante, cheia de surpresas, e deixa o espectador mais do que curioso; ficamos ansiosos, esperando para onde o próximo lance do enredo irá noss levar. Tudo isso culmina com um final extremamente inteligente






Nenhum comentário:

CORUJAS E PITANGAS