quinta-feira, 14 de março de 2013

NO DIA POESIA - UM SET PARA ELIZABETH BIGLIONE


Ela nasceu no DIA NACIONAL DA POESIAé bisneta de índios, cresceu à margem do Rio  Potengi solta pelo mangue catando caranguejo.Na escola sempre era a escolhida para declamar poesias. Aos 16 anos foi eleita Miss do Rio Grande do Norte e virou a menina dos olhos do folclorista e escritor Câmara Cascudo. Com beleza, desenvoltura e uma linda voz,  marcou a história da comunicação nos telejornais e rádio potiguar. 
Com tapete vermelho, o SET foi preparado para :

                                       



1) ANTES DE SER MISS RN, LOCUTORA, REPÓRTER... LÁ NA ADOLESCÊNCIA VOCÊ TEVE UMA EXPERIÊNCIA DE TEATRO NA ESCOLA.  FOI  ALI O COMEÇO DE TUDO?

Sim. Durante o colegial escrevi e encenei várias peças de teatro, onde relatava experiências pessoais e de colegas de turma. As peças eram encenadas tanto no colégio como também em outros locais como pastorais a convite de Padre Thiago (Casarão) para servir de exemplo para outros jovens... saudades dessa época!!! E sim foi ali que tudo começou... O amor pela arte da comunicação.





2) VOCÊ FREQUENTOU A CASA DO  ESCRITOR CÂMARA CASCUDO  E MANTEVE COM ELE UMA RELAÇÃO DE AMIZADE,  COMO FOI QUE ISSO ACONTECEU?

Fui eleita Miss RN em 81 e fui convidada por sua filha (coordenadora do concurso) para me hospedar em sua casa que hoje é patrimônio histórico no bairro da ribeira. Foi então que tive a satisfação de conhecer Luís da Câmara Cascudo, o Mestre! Sempre muito educado e atencioso ele leu vários poemas para mim, como também  fez de improviso outro que guardo tão somente sua imagem quando recitou, pois não foi escrito no papel e sim no livro das boas lembranças da minha vida.


3) VOCÊ FOI UMA DAS PIONEIRAS NA APRESENTAÇÃO DO TELEJORNAL LOCAL.  SEM O TELEPROMPTER COMO VOCÊ FAZIA PARA MEMORIZAR TANTAS INFORMAÇÕES? 

Um desafio! Mas sempre tive muita facilidade para decorar textos... tenho memória fotográfica...o que facilitou e muito minhas apresentações. Da mesma forma que também guardo lembranças maravilhosas da equipe que trabalhei na época e que tinha um empenho e harmonia o que com certeza ajudava e muito o meu desempenho.

4) ASSIM COMO NA TV, VOCÊ FEZ HISTÓRIA NO RÁDIO COM PROGRAMAS DIÁRIOS INESQUECÍVEIS, COMO "MARMITÃO" E  "TEMPERO REGGAE". O RÁDIO FOI OU AINDA É SUA MAIOR PAIXÃO?

O rádio me ajudou muito a fazer tevê. Tive o privilegio de viver e usufruir disso na FM Tropical durante cerca de 23 anos, o que naturalmente me favorece até hoje no desempenho da função que tenho. Sempre gostei muito de música e sinto muitas saudades do rádio, dos ouvintes... E em especial desses programas. Sempre me imaginei fazendo rádio bem velhinha mais enfim... faço tevê nesse teatro da vida!!!


5) UMA DAS SUAS CARACTERÍSTICAS SEJA NO RÁDIO OU TV É UMA EMPATIA INSTANTÂNEA SEJA COM O TELESPECTADOR OU OUVINTE. VOCÊ ACHA QUE ISSO NASCEU COM VC  OU FOI UM APRENDIZADO NO DECORRER DA VIDA?

Acredito que ou você tem ou não tem. Nasci assim. Sou verdadeira em tudo que faço identifico com o que está sendo retratado naquele momento quer seja no rádio ou TV. Vivo a emoção junto com o telespectador ou ouvinte... daí a harmonia e aceitação do publico. Acredito nisso.





6) VOCÊ CASOU COM O GUITARRISTA ARGENTINO E APAIXONADAMENTE NATURALIZADO MAIS QUE BRASILEIRO VICTOR BIGLIONE QUE TAMBÉM COMPÕEM TRILHAS SONORAS PARA CINEMA E ISSO TEM TE APROXIMADO MUITO DA SÉTIMA ARTE A PONTO DE VOCÊ JÁ TER RECEBIDO CONVITE PRA FAZER DUBLAGENS. ISSO SIGNIFICA QUE DEPOIS DA TV E  RÁDIO PODEMOS IMAGINAR QUE O SEU TRABALHO TAMBÉM CHEGARÁ  NAS TELONAS?


No que depender de meu desempenho e dedicação sim. Já estou articulada para fazer cursos que me levem a bom desempenho em mais esse desafio que me deixa ansiosa para fazer os primeiros trabalhos.


7) VOCÊ AGORA VIVE NA PONTE AÉREA RIO DE JANEIRO-NATAL-RIO DE JANEIRO. O QUE  NO RIO  TE  FAZ SENTIR FALTA DE NATAL  E  EM NATAL O QUE TE FAZ SENTIR  FALTA DO RIO?

Em Natal não tem o meu amor (rsrsr) e no Rio não tem a família que amo...
Porém a distância não pode vencer o amor, pois como já bem escreveu  Clarisce Lispector:

"Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata."



A música "SOCORRO" sempre era uma das mais pedidas e tocadas em seu programa!






Conheci pessoalmente Elizabeth no ano de 2003. Antes disso, participava do "MARMITÃO" um dos seus programas de rádio que ia ao ar na hora do almoço (extinta FM Tropical) através do envio de  poesias e pequenos textos que escrevia. Tímida, enviava tudo com o  pseudônimo da "Anne Frank". E sem me conhecer ela sempre escolhia esses poemas para declamar na hora do suschi,  momento poético e mágico do programa. Passados dez anos mantemos uma forte ligação de carinho e amizade.




Nenhum comentário:

CORUJAS E PITANGAS