sexta-feira, 8 de julho de 2016

UM SET PARA: Paulo Dumaresq




Ele nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em Natal e atualmente faz da pauliceia desvairada sua suíte cultural.  Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apaixonou-se cedo pela literatura. Escreveu livros, poemas e peças. Dirigiu espetáculos, recitais e monólogos.  Por "Jorges – A Poesia de Jorge Fernandes no Palco", recebeu o prêmio de Melhor Direção no III Festival de Monólogos de Marília (SP) no ano de 1998, e os prêmios de Melhor Cenário e Melhor Figurino no ano 2000 em sua quarta edição. Em 2005 foi responsável pela Direção do Auto do Natal, um espetáculo que reuniu mais de sessenta artistas. Sua dramaturgia não só apenas é encenada em diversos estados brasileiros, mas em países como Portugal e Angola. Sua arte pulsa, brinca, arde e inquieta os sentidos. Com uma percepção aguçada, ele avança e estabelece novas e criativas convergências entre as comunicações e as artes. Salve Jorge!

Um SET para Paulo Dumaresq é desejo antigo, agora realizado.







1) Durante muitos anos, o teatro foi sua segunda casa. Mas, no ano de 2014, o cinema conseguiu te tirar da condição de cinéfilo e espectador. O processo de criação do roteiro e direção do curta-metragem Incontinências foi muito desafiador, ou a experiência artística do teatro ajudou nessa importante transição para a Sétima Arte?


Eu já tinha certa familiaridade com a escrita de roteiros, porque no início dos anos 1990 comecei a produzi-los juntamente com os textos dramatúrgicos. Lera alguns livros e absorvera noções de como roteirizar ideias para o cinema. Inclusive, enviei meu primeiro roteiro de curta-metragem, intitulado Solidariedade, para Rogério Sganzerla, e o mestre gostou. Ele me comunicou em carta que mostraria para o produtor de Deus e o Diabo na Terra do Sol. A intenção de Rogério era rodar o curta em Natal. Guardo as cartas como um troféu. Depois produzi outros roteiros, mas não fui em frente, pois na década de 1990 não havia produção audiovisual na cidade. Só retornei em 2010, quando roteirizei o curta Ribeira – Uma Pérola Natalense, em parceria com o cineasta Sérgio Oliveira. Apenas em 2014, por ocasião da Oficina de Introdução ao Cinema Digital, promovida pelo SESC e ministrada por Carito Cavalcanti e Vlamir Cruz, comecei a escrever o roteiro de Incontinências, o meu primeiro rebento audiovisual. A direção da atriz Camilla Natasha não foi um bicho de sete cabeças, porque já trazíamos a experiência do teatro. O que senti dificuldade foi lidar com a linguagem do cinema, que é muito particular, principalmente com o sentido do filme.




A Cloaca - Escrita em 2003 pelo dramaturgo Paulo Jorge Dumaresq, 


2) Saindo do universo ficcional, você mergulhou de cabeça no gênero documental, onde ao lado de Alex Régis, dirigiu o longa-metragem Passo da Pátria – Porto de Destinos, um filme bastante aplaudido desde sua estreia. Quais as principais diferenças entre produzir uma ficção e um documentário? O que sob o olhar do jornalista foi equilibrado e descartado?

No longa Passo da Pátria – Porto de Destinos escrevi um pré-roteiro que pouco foi aproveitado.  Eu e Alex Régis largamos o tal roteiro e focamos na intuição. A ideia inicial era realizar um curta, e graças ao material captado chegamos à conclusão de que daria um longa. O processo de filmagens foi muito orgânico. Creio que a diferença entre produzir uma ficção e um doc é a possibilidade de improvisação que o doc permite no set. Partíamos para o set com uma ordem do dia, mas improvisávamos bastante, porque outras ideias e entrevistas surgiam. E vibrávamos com tudo aquilo. As improvisações foram um achado sem igual que só fez acrescentar ao filme. Agora, o grande desafio foi a montagem, por se tratar de um longa. Demandou muito tempo, muita atenção e cuidados. Mas o resultado final, creio eu, foi satisfatório.



3)Quais as semelhanças e aprendizados entre produzir uma ficção e um filme documental?

 É tudo cinema. São sensações visuais, auditivas e sensoriais que acabam envolvendo o realizador e equipe em um set. Tem a parte da imagética extremamente importante, mas também tem a parte técnica e a ralação em si, que exige muito trabalho, e que é comum aos dois subgêneros. Na ficção, por exemplo, é importante que o roteiro esteja muito bem decupado. É imperativo, ainda, visitar as locações com parte da equipe e ensaiar no local com os atores e câmera. O storyboard também ajuda bastante. E bons equipamentos e captação impecável de imagens e áudio. Em relação ao documentário, o respeito ao local, às pessoas do lugar e aos entrevistados é fundamental. E partir para o set com o olhar aguçado, sabendo que a qualquer momento você pode se deparar com bons imprevistos e tirar proveito disso. Em ambos os casos, uma equipe afinada e comprometida com o trabalho é essencial. É de bom alvitre também saber respeitar as características das duas linguagens. O aprendizado é absorver as lições que tanto a ficção como o documentário podem ensinar a um aprendiz de cineasta na realização de suas obras fílmicas. O meu caso.



set - Documentário Passo da Pátria - Porto de Destinos


set - Curta Incontinências

4) Ambos os filmes foram realizados com recursos próprios, parcerias e com amigos, características comuns entre realizadores que buscam caminhos independentes, seja pelas intermináveis exigências de editais ou complexas captações de recursos e prestações de contas. Na sua opinião, quais as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da cadeia produtiva do audiovisual no Estado do Rio Grande do Norte.

No Brasil, os artistas são muito dependentes do Estado. Hoje em dia cada vez mais. Eu gostaria de mais iniciativa privada e menos estado nas artes como um todo. Mas como isso não é possível, o Estado acaba absorvendo grande parte das demandas, e nem sempre é democrático na distribuição de recursos. Percebo que a maior parte dos recursos e investimentos públicos fica na região Sudeste. As outras regiões contentam-se com as sobras. Era para ser o contrário, visto que o Sudeste é a região onde se concentram as maiores indústrias. Seria importante que o empresariado participasse mais da cultura do país, não necessariamente por meio de leis de incentivo. Quando um projeto cultural é vencedor, ganha prêmios nacionais e internacionais, o patrocinador também é vitorioso. Isto precisa ser repetido para o empresariado como um mantra. Outra: o Estado pauta temas para serem filmados, o que não acho saudável. No Rio Grande do Norte, onde o audiovisual engatinha, aponto a necessidade de mais oficinas e cursos de formação e capacitação, investimentos na produção de obras fílmicas e janelas de exibição, como mostras e festivais, e mais produtores e produtoras, além de intercâmbio com centros mais avançados que o RN. O audiovisual é uma cadeia produtiva que pode gerar emprego e renda como qualquer outra atividade profissional. Isto precisa ser esclarecido.


5) Como o poder público e a iniciativa privada podem ser motivados a acreditar no Audiovisual também como um fator de desenvolvimento econômico, tendo em vista a movimentação de materiais, produtos, equipamentos e principalmente o capital humano que envolvem a produção de um filme?

Creio que com a criação de uma indústria do audiovisual forte, que pudesse contemplar todas as etapas de realização de uma obra fílmica, desde o desenvolvimento do roteiro até a distribuição do filme. Entidades e/ou instituições precisavam encampar essa luta. Hoje, a principal indústria dos Estados Unidos é o cinema. No Brasil, devia haver mais incentivos e menos burocracia. Admiro muito o trabalho que o Sistema S faz, principalmente o SESC-SP, no CineSesc, em suas unidades e em seus teatros maravilhosos. O trabalho do Sesc em São Paulo equivale a uma secretaria de cultura. No final das contas, os maiores beneficiados pelos editais e leis de incentivo são artistas já consagrados e seus produtores e captadores que conhecem o caminho das pedras.


6) Escrever para cinema virou um hábito? Onde você busca inspiração para suas histórias e como é sua relação com o cineasta Rogério Corrêa, que algumas vezes demonstrou interesse em produzir seus roteiros.

Não diria um hábito, mas é algo que me dá prazer em fazer. Não gosto de excessos de nenhuma ordem. Gosto de exceções. Sou um observador atento do cotidiano e é nas situações mais prosaicas que capturo e, mais adiante, construo minhas histórias. Em tudo vejo cinema. Há uns dois anos, estava no vagão de metrô em São Paulo, quando o trem parou numa estação. Daí, entrou um jovem senhor de blazer com uma bolsa de mão. Quando o trem deu partida, ele patinou e como última alternativa para não levar um tombo agarrou-se à bolsa de uma moça que estava em pé. A menina esboçou um sorriso tímido, assim como outras pessoas no vagão, inclusive eu. Logo, a lampadinha do cinema acendeu e eu comentei comigo mesmo que aquilo era uma cena de cinema. Certamente, só eu registrei a cena como cinematográfica. Viajei no episódio e contei os minutos para chegar no hotel e anotar tudo. Sempre ando com bloco e caneta à cata dessas cenas cotidianas. Não sei por que, mas os Rogérios gostam do que escrevo (risos). Minha parceria com Corrêa se mantém viva e botamos fé que em algum momento as ideias vão se transformar efetivamente em filme ou série para a TV. Estamos atentos a editais públicos e privados em busca de concretizar a parceria. Rogério é muito profissional e metódico, assim como eu, e isso é ótimo. Ele dirigiu o longa No Olho da Rua (2010), o qual aprecio bastante.

7) Assistir a um filme pode ser uma experiência enriquecedora de conhecimentos e não apenas uma fuga da realidade pelo entretenimento. Como o cinema contribuiu para sua própria comunicação interior? Você poderia citar alguns dos  principais filmes e diretores que tenham alcançado seus recantos?

Aposto no cinema poesia. Gosto de filmes com humanidade e sentimento, mas que não resvalem na pieguice sentimental. Nem todos conseguem. Na minha opinião, o filme que atingiu isso de forma absolutamente plena foi Cinema Paradiso (1988), de Giuseppe Tornatore. É um filme que me emociona do início ao fim, com espetacular roteiro e direção de atores, além da trilha absurda de Ennio Morricone. O filme seguinte de Tornatore, Estamos Todos Bem (1990), ultrapassou a linha tênue entre a poesia e a pieguice e o resultado foi insatisfatório. Filmes são obras sensoriais que incitam e excitam os sentidos. Na sala de cinema, voltamos ao útero. Outros filmes que tocaram fundo  minh’alma foram Um Dia no Campo (1936), de Jean Renoir; Sede de Paixões (1949), de Ingmar Bergman; A Doce Vida (1960), de Federico Fellini; A Primeira Noite de Tranquilidade (1972), de Valerio Zurlini; Nós Que nos Amávamos Tanto (1974) e O Jantar (1998), de Ettore Scola; Chuvas de Verão (1978), de Carlos Diegues; Manhattan (1979), de Woody Allen; Parente É Serpente (1992), de Mario Monicelli; O Carteiro e o Poeta (1994), de Michael Radford; Almoço em Agosto (2008), de Gianni Di Gregorio; O Segredo dos Seus Olhos (2009), de Juan José Campanella; e Medianeras (2011), de Gustavo Taretto, entre dezenas de obras fílmicas de reconhecido valor. São filmes sensíveis que traduzem tudo o que gosto de ver e sentir mergulhado no útero.










Conheci Paulo Dumaresq em bar, ele vestia uma camiseta do Pink Floyd e o ano era 2012.
 Apesar da distância entre nossas cadeiras,  foi necessário apenas poucos minutos para descobrirmos  Hitchcock, Truffaut e o Rock entre nós. Hoje, dividimos set´s, sonhos e entre uma cerveja e outra cresce o tamanho da nossa amizade, estreitando fronteiras e cumplicidades.



2 comentários:

Paulo Jorge Dumaresq disse...

Muito obrigado pelo convite e parabéns pelo retorno do blog, Suerda Morais. Você é uma excelente entrevistadora. Podia seguir carreira como repórter. Ficarei atento a tudo que for publicado no Estação Olhar Meu. Beijos na alma.

Estação Olhar Meu disse...

Querido Paulo, a honra é toda minha. Foi maravilhoso desbravar e conhecer mais sobre você.
Na minha Estação sua cadeira será sempre cativa.

CORUJAS E PITANGAS