quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Meu Filme Inesquecível - JOSENIRA HOLANDA







https://www.facebook.com/jholandabrasil

O desafio para falar do filme da minha vida, me pegou de surpresa, digo isso porque quando fui provocada, achei que seria simples. Gosto de cinema e vai ser fácil. Nada disso, passei dias pensando em qual seria o filme que eu deveria escolher, passou pela minha cabeça um mundo de imagens, fatos e recordações, O tempo parava a cada lembrança, e a vida corria mostrando que o contexto era a minha própria história.Tomei uma decisão, vou priorizar escolher o filme cronologicamente. Sabe por que? Porque era a única forma de definir sem me arrepender e nem cometer nenhuma injustiça. Fui buscar na infância, o primeiro filme da minha vida, “Marcelino Pão e Vinho”. Lembro como se fosse hoje, levada pela mão da minha mãe, vestindo um vestido amarelo e o coração cheio de expectativa, partimos para o Alecrim e fomos para o Cinema São Luiz.  Ao chegarmos à calçada estava cheia de crianças. Meu coração batia forte. Entramos, sentamos e ficamos aguardando a hora. Apaga as luzes, a tela deslumbrantemente “Marcelino Pão e Vinho” era um drama com forte cunho religioso e apropriado para crianças.








Sua história fala de um recém-nascido que tinha sido abandonado em um mosteiro de religiosos e apesar das várias tentativas de adoção, tiveram que ficar com o menino. Marcelino era uma criança linda, interpretado por Pablito Calvo, um menino de cinco anos com um talento interpretativo incomparável.



A inteligência do menino levava a fazer muitas peripécias que movimentava a vida dos frades do mosteiro.  Marcelino, pela própria ausência de um amiguinho, criava na sua imaginação suas próprias companhia além de adjetivar todos os frades.  Sua inocência bem evidenciada na trama servia para emocionar os telespectadores, que a cada travessura ou tristeza do mesmo, os levava as lágrimas.




Tecnicamente o filme foi muito bem adaptado da história escrita por José María Sánchez Silva e dirigido por Ladislao Vajda que adaptou um roteiro fantástico, conseguindo prender a todos do começo ao fim. Uma fotografia belíssima com um enquadramento perfeito e enriquecida pela excelente interpretação dos atores, montagem e continuidade sem nem uma falha, complementado pela musica original de Pablo Sorozábal.






 A emocionante história, que mostrou a inocência de um menino que ao vê a imagem de Jesus crucificado se emociona pela magreza, passando a lhe trazer alimentos e interagindo através de curtos diálogos. Consolida no final com a sua morte, pelo pedido feito a Jesus que o levará a sua mãe, concretizando o milagre aos frades e a comunidade, Filme de grande sucesso popular, tendo participado de vários festivais no mundo inteiro. Um filme espanhol que marcou época tornando-se um clássico.







                                                          

Nenhum comentário:

CORUJAS E PITANGAS