sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

28 de Dezembro - Aniversário do Cinema

 

 

28 de dezembro de 1895

A história do cinema começou em 28 de dezembro de 1895, data em que os irmãos Lumière projetaram publicamente a saída dos operários de uma fábrica francesa em Lyon. O êxito desse invento foi imediato, em solo francês, assim como em toda a Europa e América do Norte. Em um ano, os irmãos Lumière criaram mais de 500 filmes, marcados pela ausência de atores e ornamentos naturais, a brevidade, a ausência de montagem e a posição fixa da câmara. O desenvolvimento das novas técnicas cinematográficas, de uma maior narrativa, e a elaboração dos primeiros roteiros de ficção, fez que os irmãos Lumière ficassem em segundo plano no desenvolvimento de seu cinematógrafo.
A primeira exibição de cinema, no Brasil, ocorreu no Rio de Janeiro, aproximadamente seis meses após a apresentação dos irmãos Lumière, na Europa.A primeira sala de cinema regular, no Brasil, foi aberta no Rio de Janeiro pelo imigrante italiano Paschoal Segreto.Ele produziu a primeira filmagem em terras brasileiras, uma tomada da Baía de Guanabara.
Ficou curioso para saber mais sobre o Cinema?
Há dois dias consegui comprar um livro maravilhoso:


O livro é organizado por períodos de tempo. Dentro de cada capítulo, que cobre uma ou duas décadas, temos textos sobre movimentos e escolas cinematográficas, antes de conhecermos alguns filmes representativos do tema abordado. Assim, em vez de apenas lermos sobre Cantando na Chuva, conhecemos todo o contexto dos musicais de Hollywood nos anos 50. E no espaço reservado para cada filme (todos eles têm duas páginas), além da sinopse, curiosidades e uma biografia do diretor, ainda temos alguns momentos marcantes do longa em questão, tudo isso ricamente ilustrado.        fonte:http://www.fosforo.blog.br/tudo-sobre-cinema-de-philip-kemp/ 
Fica a dica!
Viva ao Cinema!!


Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigada por suas contribuições!

CORUJAS E PITANGAS