quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MEU FILME INESQUECÍVEL POR: DHARA FERRAZ

"O cineasta não deve fazer só filme, ele deve se interrogar sobre a sociedade em que vive."
                                                                                                      Jean-Jacques Beineix



http://facebook.com/dhara.ferraz




Com certeza foi o filme "A Vida é Bela", dirigido e protagonizado por Roberto Benigni. Muitas pessoas já haviam me indicado ele e não tive a oportunidade de assistir antes. Me arrependo de ter demorado tanto tempo para vê-lo porque esse filme é simplesmente fantástico. 
Sempre gostei de filmes que abordam o período da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto como "O Diário de Anne Frank" e "O Menino do Pijama Listrado", mas depois de assistir "A Vida é Bela" nada se compara. A história é envolvente, a maneira como as situações vão se resolvendo e como o personagem age diante do seu filho e reage ao que está acontecendo é impressionante, e apesar de ser um assunto tão triste e tão polêmico, há comédia inserida nas cenas – uma característica do diretor.
O início do filme é bonitinho, Guido (o protagonista) ao tentar conquistar Dora se mete em situações cômicas e constrangedoras ao mesmo tempo, depois se casa com ela e tem um filho.


A fotografia é belíssima, bem iluminada e colorida. Depois fica escura, sombria, pois parte para um drama intenso, quando sua família é levada para os campos de concentração e Guido diz para seu filho que tudo aquilo é um jogo, visando protegê-lo de tudo o que está acontecendo. 



Os diálogos são maravilhosos, o desenrolar da história foi muito bem escrito. Confesso que em algumas horas dei até uma choradinha... E não é à toa que esse filme ganhou muitos prêmios, dentre eles o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.



“A Vida é Bela” nos faz refletir em como é importante viver e aproveitar cada momento intensamente, em como não devemos desistir a cada obstáculo e em amar e ser amado. Nossa vida pode mudar do dia para a noite, por isso nunca é demais dizer um “eu te amo” para as pessoas que amamos, fazer alguma loucura, comer algo delicioso fora da dieta, pois o amanhã é incerto.



Um comentário:

crisluninha disse...

Realmente é um filme emocionante, cativante e belo. Potencializou minha vida. Já assisti 5 vezes e tenho ele em casa.
Cristine Pereira (mãe de Dhara)

CORUJAS E PITANGAS