sábado, 1 de outubro de 2016

Suicídio - Não Faça Silêncio


"Suicídio" tema que sempre me trouxe inquietações sem respostas...
 Em 2013, ainda na faculdade de Cinema consegui tocar levemente nesse tema que insiste permanecer muitas vezes em silêncio. 

"Não Faça Silêncio"



A cada dia, 32 pessoas cometem suicídio no país. O Brasil ocupa o oitavo lugar em número de mortes desse tipo no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. São 800 mil, uma a cada 45 segundos. As causas são diversas, mas, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, 90% dos casos são preveníveis, por estarem associados a algum tipo de transtorno mental, como a depressão.
Hoje, o suicídio mata mais jovens que o HIV, e pessoas entre 15 e 29 anos vêm recorrendo ao ato extremo com maior frequência nos últimos dez anos. O tema ainda carece de debate pela sociedade, que muitas vezes prefere o silêncio ao invés da discussão sobre como prevenir mortes desse tipo.  “Quem está muito deprimido não vê luz no fim do túnel. O que é uma mureta se transforma numa muralha intransponível. Se alguém está nesse estado, deve procurar ajuda de uma pessoa em quem confia. Pode ser um parente, um amigo, um ministro religioso, um profissional de saúde”, explica o psiquiatra Neury Botega, uma dos principais pesquisadores do tema no Brasil.

Veja o curta, ouça a incrível reportagem na Rádio Senado e conheça mais de perto esse delicado assunto.




CORUJAS E PITANGAS